quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Terceiro Molar ou Dente do Siso , preciso tirar?

É muito comum em determinado período da vida do ser humano , a ocorrência de desconforto quando o dente do siso está nascendo, não é verdade?
Inúmeras vezes sou questionado pelos meus pacientes  a respeito da necessidade ou não de intervenção cirúrgica, se precisa extrair o terceiro molar  ou não.
O que é consenso hoje em dia entre os profissionais que realizam esta "cirurgia oral menor" é a de que se o dente está bem disposto na arcada com espaço suficiente para que a coroa seja empregada devidamente na mastigação , não há razões para indicar sua remoção.
Agora quando o dente nasce inclinado , e parcialmente coberto por gengiva  já indico a extração , pois sua presença no ambiente bucal pode acarretar em sérios danos ao próprio dente e aos elementos vizinhos.
A cirurgia é feita hoje na maioria das vezes  em ambiente ambulatorial , ou seja , no consultório mesmo. Quando temos mais de um terceiro molar , são quatro existentes teoricamente, geralmente o cirurgião indica a extração seriada , onde todos os dentes do siso são removidos em uma única sessão. Eu gosto de fazer dois de cada lado , um em cima , outro em baixo para que o paciente não fique muito comprometido com sua mastigação no pós operatório.
Na consulta de avaliação preliminar , geralmente peço exames  radiográficos complementares , que conduzirão a abordagem cirúrgica, já que o dente pode estar inclinado , ter suas raízes tortas , etc... Além disso entro com medicação prévia ao ato cirúrgico para diminuir o desconforto de inchaço e dor após o procedimento, que são maiores nas primeiras 48h da cirurgia.
A destreza e experiência  do profissional e de sua equipe auxiliar também são fundamentais para que a cirurgia desencadeie-se rapidamente e o paciente tenha o menor tempo de cadeira possível.
Quando a Odontologia é feita com seriedade e compromisso tudo fica mais fácil.
Saiba mais entrando em contato com nossa equipe e agendando uma avaliação!
TEl (47) 3372 3755


Nenhum comentário:

Postar um comentário