segunda-feira, 6 de março de 2017

Benefícios do uso do fio dental

Estes dias pensava em algum tema de relevância para os meus leitores dentro da saúde bucal, e me veio a cabeça um hábito que é negligenciado pela maioria da população; o uso do fio dental.
Desde que nascemos, somos condicionados a realizar a higiene bucal diária, principalmente através da escovação com creme dental. É uma atividade de extrema importância para o equilíbrio do sistema oral, removendo-se a placa bacteriana ( biofilme) , e impedindo que ela afete de maneira definitiva as estruturas que compõe os dentes ou protegem as raízes como a gengiva e o osso maxilar.
Dados estatísticos conhecidos demonstram que apenas 10% da população implementa em sua rotina diária o uso do fio dental, e por essa razão é que encontro em meu consultório a maioria dos problemas situados entre os dentes.
Isto se deve a presença dos microorganismos por muito tempo na região interdental, que favorecem o desenvolvimento de cáries e inflamação gengival ( gengivite ). Podem até, em determinadas situações, evoluírem para quadros mais graves, que comprometem o osso e a sustentação dos dentes nos maxilares (periodontia).
O emprego do fio dental deve ser diário, mas dependendo a ingestão de algum alimento mais fibroso ou consistente, pode ser necessária sua aplicação mais de uma vez ao dia. Imagine aquele churrasco maravilhoso, que logo após se torna um tormento com pedaços de carne presos aos dentes incomodando .
Algo que não ajuda a sua implementação e popularização é o preço. Hoje quando vamos ao mercado ou farmácias, dificilmente encontramos fio dentais por menos de R$6,00. Para aqueles que não possuem condições financeiras de manter estes acessórios na prateleira de seu banheiro, sugiro que usem fio de costura, palito de dentes, mas com o devido cuidado para não piorar a situação.
Comento sempre com meus pacientes sobre as consequências da falta de higiene entre os dentes, e chego a comparar com aquilo que acontece quando deixamos a comida fora da geladeira. Ela não estraga, cheira mal? Agora imagine isso preso as seus dentes, num ambiente úmido, sem luz, que é a sua boca. Isto é uma fonte potencial de mau hálito, e uma das medidas preventivas para se tratar deste problema é a correta limpeza destes espaços.
No livro The Makeover RealAge, o Dr. Micael Roizen traz a estimativa de que o uso do fio dental pode acrescentar 6,4 anos à sua vida. Embora pareça exagerada, ela se baseia na prevenção de doenças que ocorrem através da boca, onde microorganismos patológicos invadem o organismo através de infecções bucais, causando diversos transtornos comprovados cientificamente.
Bom , vejo que não preciso dizer mais nada sobre o assunto, basta implementar o fio dental a sua rotina diária , que seus benefícios surgirão imediatamente. E as crianças devem ser incentivadas quanto ao seu emprego já desde o surgimento dos dentes de leite, sob a supervisão dos pais.
Na dúvida, consulte seu dentista regularmente para que lhe oriente em como proceder com sua utilização.

Dr Jonathan Mandalho CRO-SC 7790
Clínica Ortokist
Jaraguá do Sul - SC
Av. Getúlio Vargas, 158 - Centro
Ortodontia - Periodontia - Reabilitação Oral - Implantes
Tel : (47) 3372 3755 ou Whatsapp (47) 9 9639 3360




Nenhum comentário:

Postar um comentário