sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Causas do mau hálito geralmente estão associadas à doenças bucais.

A maioria da população sofre deste mal tão desagradável que é a halitose. Ainda bem que em grande parte dos casos  a origem do odor é temporária.
Quando acordamos , ou quando ingerimos algum alimento de sabor e cheiro penetrantes , deparamo-nos com o hálito modificado , exalado por um certo período de tempo.  A higiene , ação da saliva e o tempo já ajudam no equilíbrio do meio oral e esta situação desaparece rapidamente.
Mas quando temos doenças bucais instaladas , o mau cheiro é proveniente da ação metabólica bacteriana , que geram gases voláteis responsáveis pela "fedentina".
O Periodontista é o profissional habilitado a resolver estes problemas , já que a doença periodontal é causada pelo acúmulo de placa e tártaro em regiões sub-gengivais (embaixo da gengiva). Este realizará numa primeira fase a  terapia periodontal , que envolve raspagem e orientação de higiene oral,
 para que  o acometimento das estruturas de suporte dos dentes ( osso e gengiva) seja interrompido o mais breve possível.
Estatisticamente , 80% das causas do mau hálito estão associados a patologias bucais. Outros fatores, como doenças gastrointestinais, distúrbios metabólicos, etc...  tem menor relevância ,  quando deparamo-nos com tal enfermidade, e serão discutidos em momento oportuno durante o tratamento.
Então quando verificar-se odor fétido  exalado da boca ,  ao passar o fio dental, ou mesmo notar-se sangramento e vermelhidão da gengiva, deve-se primeiramente consultar o Dentista , para examinar as prováveis causas, que podem ser a cárie , doenças gengivais , ou a própria periodontite. Quando descartadas estas hipóteses, aí sim procura-se o médico para averiguar outras origens possíveis.

Dr. Jonathan Mandalho CRO-SC 7790
Clínica Ortokist e-mail: ortokist@gmail.com
Av. Getulio Vargas, 158 Centro Jaraguá do Sul - SC
Tel (47) 3372 37 55 ou Whatsapp 9 9639 3360

Nenhum comentário:

Postar um comentário