sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Plataformas de implantes, o que os pacientes devem saber?

Dentro da Implantodontia , nos mais de 50 anos de desenvolvimento desta ciência fantástica, que revolucionou a Odontologia atual , é importantíssimo sabermos qual a plataforma do implante a ser instalado na boca.
Digo isso porque no mercado atual existem diversos sistemas e modelos , e comprovadamente as plataformas antigas como as de Hexágono Externo , Interno ou similares tem diversos problemas inerentes ao acúmulo de placa e biofilme na junção entre a prótese e o implante , o que ocasiona a longo prazo , danos a estrutura gengival e óssea, que podem condenar o tratamento futuramente.
Neste sentido é fundamental que o cirurgião indique ao paciente o que é melhor aceito biologicamente, que são hoje as plataformas "cone morse". Este modelo de implante foi desenvolvido há mais de dez anos , mas só agora vem tomando importância na rotina dos consultórios , pois sua biocompatibilidade com as estruturas de suporte (osso e gengiva) são muito superiores aos implantes de décadas atrás.
Existe um selamento biológico da conexão entre o implante e a prótese , o que dá uma longevidade ao tratamento e garantia de que os microorganismos não terão um ambiente favorável para se proliferarem.
Naturalmente o custo deste sistema para o paciente é um pouco maior , mas não existem dúvidas que a longo prazo a chance de se ter alguma alteração da normalidade é muito menor quando adotado este tipo de plataforma.
O que vejo rotineiramente são os pacientes vindo com orçamentos ou já tratamentos realizados com estes sistemas ultrapassados , que geram uma dor de cabeça danada para todos. Por isso aboli da minha conduta os sistemas de hexagono , pois prezo pela qualidade do trabalhos  entregues aos meus pacientes.
Então quando consultar seu Dentista procurando por uma reabilitação com implantes dentários  , questione-o sobre  que modelo de implante será empregado, algo que geralmente os profissionais pecam em não comentar com os seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário