quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Periodontia , a relevância da saúde gengival nos tratamentos odontológicos.

Hoje vou falar a respeito da ciência mãe da Odontologia , que é a  Periodontia. O nome vem do latim e significa "ao redor do dente". E muitos dizem que é a área de atuação mais próxima da Medicina.
Isso quer dizer que tudo que envolve o dente faz parte da Periodontia, que seria então gengiva e osso principalmente. Por isso o periodontista também está habilitado a praticar a Implantodontia , já que está totalmente submerso neste mundo fantástico, das estruturas que dão suporte aos dentes.
E nenhum tratamento odontológico pode ser realizado sem a completa saúde gengival , já pensou em reformar sua casa com a fundação toda comprometida, não dá né??
A saúde gengival quando não vai bem , manifesta-se de diversas formas , pode ser através de sangramento , de mau hálito , avermelhamento da mucosa, inchaço , etc... Importante é que a pessoa , ao deparar-se com algum sinal deste procure seu dentista para averiguar o que está acontecendo , pois em alguns casos temos evoluções complexas que podem comprometer a sustentação dos dentes , que já seria uma periodontite.
Sabe-se  hoje também que as doenças bucais têm correlação com outras patologias no organismo, tais como aterosclerose, infecções pulmonares , diabetes e até infarto do miocárdio. Por isso a importância do exame clínico feito pelo dentista abordar também a saúde do sistema gengival, algo que  infelizmente vejo ser negligenciado por muitos profissionais na área. O que acarreta futuramente  em graves problemas para o paciente , se o mesmo é portador de algum destes distúrbios, já que as doenças gengivais tem caráter crônico , onde sua evolução ocorre lenta e gradualmente. E quando detectada em grau avançado , já tem um tratamento mais complicado e radical na maioria das vezes.
O Periodontista é o profissional especialista que está apto para resolver todas estas questões.
Estou a disposição para esclarecer vossas dúvidas , fique à vontade!
Tel ; (47) 3372 3755


Nenhum comentário:

Postar um comentário